Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Viagem e visita ao concelho de Barrancos

Brasão de Barrancos

Localização

         Barrancos é uma vila portuguesa raiana no distrito de Beja, região Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo,  é o município que apresenta uma população mais reduzida no continente. 
É sede de um município com 168,43 km² de área e é limitado a norte e a leste pelos municípios espanhóis de Oliva de la Frontera e Valencia del Mombuey (província de Badajoz) e de Encinasola (província de Huelva), a sul e oeste pelo município de Moura e a noroeste pelo município de Mourão. Barrancos é um dos cinco municípios de Portugal constituídos por uma única freguesia.



História

       Historicamente, o território que hoje ocupa o concelho de Barrancos foi ocupado por diferentes civilizações, desde o calcolítico, sendo ocupado depois pelos romanos, visigodos e posteriormente conquistado aos Mouros em 1167, por Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador.
Após processo de conquista, D. Sancho I ordena o seu repovoamento em 1200. Por essa época, a sede de concelho situava-se na Vila de Noudar (dentro da fortaleza do Castelo do mesmo nome).
Em 1295 é concedido foral por D. Dinis à Vila de Noudar, altura em que seria definitivamente incorporada no Reino de Portugal. A Vila de Noudar, permanece estável durante cerca de 500 anos após a concessão de foral, no entanto, em 1825 inicia-se um lento processo de despovoamento devido à perda da sua importância estratégica e militar o que permitiria a transição da sede de município para a actual vila de Barrancos, assistindo-se ao desaparecimento gradual da sua população.
Barrancos, resulta então, de uma transferência de população e poder municipal da antiga Vila Noudar, tendo cumprido recentemente um século de Restauração do Município de Barrancos em 1998, fruto de uma Reforma Administrativa onde foi incorporado no concelho de Moura de 1896 a 1898.

Bandeira de Barrancos

Heráldica

Brasão: de prata, com um sobreiro de verde com tronco de negro e frutado de ouro, sôbre um terrado de sua cor, cortado por três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. No terrado, um javali passante de ouro realçado de negro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila de Barrancos».

Bandeira: esquartelada de amarelo e de azul. Cordões e borlas de ouro e de azul. Haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Barrancos».


Cultura e Turismo

            Possui grandes ligações culturais com Espanha, uma vez que a povoação de Encinasola dista de Barrancos apenas 9 km, ao passo que a localidade portuguesa mais próxima (Santo Aleixo da Restauração), se situa a 21 km. As manifestações mais visíveis deste parentesco cultural são o dialecto aí falado (e actualmente leccionado na escola local), o barranquenho, e na sobrevivência da tourada com touros de morte, até aos nossos dias, cuja excepção foi consagrada na lei em 2002.
O facto de confinar com a fronteira espanhola levou ainda ao desenvolvimento, até finais da década de 1970, de uma intensa actividade de contrabando na vila.
Mantêm-se ainda curiosas tradições de raiz comunitária, tais como:
 - o baile da Pinha, realizado no sábado seguinte ao Carnaval
 - a romaria do Dia das Flores, na segunda segunda-feira após o domingo de Páscoa
 - as festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, nos dias 28 a 31 de Agosto
 - o dia de Nossa Senhora da Conceição, a 8 de Dezembro
 - a fogueira de Natal, comunitária, no largo principal da vila, na noite de 24 de Dezembro.
A vila de Barrancos é o único local de Portugal em que é legal matar o toiro na arena aquando das corridas de toiros, pois o parlamento português aprovou, em 2002, um regime de excepção para Barrancos, que legalizou esta tradição..


Gastronomia :

            Na gastronomia local, destaca-se o presunto de Barrancos, que constitui uma denominação de origem protegida, de acordo com as normas da União Europeia.
                                                                                                           Sopas de Bacalhau
Sopas de BacalhauPresunto
Presunto 


Rosca
Rosca