Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

Viagem e visita ao concelho de S. Vicente - Madeira

Brasão de São Vicente

Localização

        São Vicente é um município português na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na freguesia homónima. Tem 78,82 km² de área e subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a leste pelo município de Santana, a sul por Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta e Ponta do Sol, a oeste pelo Porto Moniz e a norte tem litoral no oceano Atlântico.
Foi neste concelho que nasceu o ilustre escritor madeirense Horácio Bento de Gouveia, nomeadamente na freguesia de Ponta Delgada.


História

          A atribuição do nome São Vicente deve-se ao facto de, segundo a lenda, este santo ter aparecido na cova de um rochedo, à foz da ribeira, de modo que lhe edificaram uma capelinha, sendo um santo de grande devoção. Provavelmente, o povoamento de São Vicente ocorreu em meados do século XV, tendo sido colonizado mais tarde do que a encosta sul da ilha por razões de maior fertilidade e facilidade de desbravamento desta última, os primeiros locais a serem povoados terão sido São Vicente e Ponta Delgada, respectivamente. O actual Concelho de São Vicente engloba as Freguesias de Boaventura, Ponta Delgada e
São Vicente, esta última, sede do Concelho.
Tendo ascendido a Vila no ano de 1744, São Vicente, ganhou, progressivamente, o estatuto de localidade mais populosa do Norte da Ilha da Madeira, amplamente conhecida por uma região secularmente produtora de madeiras e vime. Embora não se saiba ao certo quando terá ocorrido o processo de povoamento tudo leva a crer que já em finais do século XV, estas gentes do Norte, com a matéria-prima existente no espaço a habitar, construíram os poios e as habitações que hoje, graciosamente, humanizam uma terra verdadeiramente humilde e pitoresca. Mas, foi sobretudo, a partir do século XVIII, aliado ao cultivo da vinha e da cana-de-açúcar, das madeiras e da produção de cal, que São Vicente conheceu um outro expoente socio-económico, tornando-se na mais importante região do Norte da Ilha. A própria orografia acidentada do terreno .  levou à abertura de uma rede de veredas e caminhos de forma a garantir a acessibilidade de pessoas e produtos. Contudo, foi o mar, essa importante "estrada aquática", com a prática de uma navegação de cabotagem, aquela que garantiu, efectivamente, o escoamento de alguns produtos para outros portos da Ilha. Não podendo esquecer aqui, o papel desempenhado pelos "barcos de carreira" que faziam as ligações com outros pequenos portos ou embarcadouros da costa madeirense. O progressivo aumento da sua população terá contribuído para o desmembramento de São Vicente da capitania de Machico, sendo elevada a vila e sede de concelho, por alvará régio de 25 de Agosto de 1774. As actuais freguesias do Porto Moniz, Seixal, Arco de São Jorge e São Jorge estiveram sobre a sua alçada.
Em 1835, uma reestruturação conduziu ao aparecimento de dois novos municípios, Santana e Porto Moniz, o que fez reduzir a área do concelho de São Vicente. Porém, esta situação durou pouco já que, por decreto, em 1867 São Vicente regressa à extensão inicial. Novamente, em 1898, com o restabelecimento dos municípios extintos, o concelho volta à actual área. Actualmente, o concelho regista um desenvolvimento do sector turístico, aliado ao turismo rural.

Bandeira de São Vicente

Cultura e Turismo : 

Parque Urbano - Caminhar hoje entre a vila e o Calhau de São Vicente é um prazer. Os incómodos da velha estrada, os perigos pela partilha do espaço entre peões e automóveis são coisas do passado. O parque urbano possibilita não apenas caminhadas relaxantes, como novos espaços de lazer e convívios para naturais e forasteiros. O enorme espaço incaracterístico invadido pela vegetação selvagem e pouco cuidado foi substituído por uma mancha  verde  cruzada  por caminhos pedonais, centros de interesse, luz, flores e água. A seu lado continua a correr a ribeira, acondicionada ao seu espaço garantindo que a natureza segue o seu caminho. O Parque Urbano conta com lojas comerciais, como padaria, cafés, lojas de artesanato e de
vários serviços. As duas margens da ribeira de São Vicente estão ligadas por uma ponte em madeira, o que permite a ligação à antiga vereda. Aliás, o moderno e o antigo estão em perfeita sintonia. Uma das imagens mais bonitas do novo espaço é a das “ilhotas” ajardinadas que acompanham a ribeira. Enfim, várias razões para que as pessoas em geral se desloquem ao Norte da ilha. Um óptimo espaço para se passar momentos de qualidade em família ou com amigos. O Parque Urbano e auto-silo de São Vicente, inaugurado a 1 de Setembro, comporta um jardim, circuitos pedonais, um polidesportivo, um parque infantil, cinco lojas e dois cafés. Quanto aos jardins, o destaque vai para os mirantes inclinados, sobre a ribeira, com vista para o mar, bem como para uma ponte pedonal, em madeira, com 44 metros, também sobre a ribeira, que liga o Parque Urbano ao antigo Caminho Real (que ligava a Ribeira Brava a São Vicente e se estendia até terras de Boaventura). Realce-se ainda duas árvores em pedra, bem como um parque infantil, com 270 metros quadrados, equipado com o que há de mais moderno (junto ao “snack-bar” mais a norte) e ainda um polidesportivo com oitocentos metros quadrados. Este recinto tem a particularidade de a cobertura, em rede, ser inclinada, garantindo que as bolas não passarão daquele espaço. Para um concelho que é todo ele um autêntico regalo à vista, os pontos panorâmicos podem proporcionar verdadeiros momentos de contemplação que nos despertam sentimentos por vezes esquecidos. Desde a Encumeada, Bica da Cana, Boca das Voltas e a partir de inúmeros pontos por todo o concelho, é possível desfrutar de excelentes panorâmicas sobre os vales e vertentes que caracterizam o concelho de São Vicente. O Concelho de São Vicente apresenta ao visitante a oportunidade de testemunhar a confecção de uma diversificada  prática artesanal. O bordado Madeira é, efectivamente, aquele que ainda hoje caracteriza os tempos livres quotidianos, aliado à confecção do artesanato de vimes - sobretudo cestaria - pelas terras da freguesia da Boaventura.  Não podemos esquecer, o fabrico de uma espécie de castanholas chamadas, vulgarmente, por brincos ou brinquinhos, elaboradas pelo artesão Manuel Pereira Júnior.  De influência nortenha os brinquinhos, construídos em madeira de Vinhático, são utilizados como instrumento musical no folclore madeirense. 


Gastronomia

               Entre os vários pratos típicos regionais, em São Vicente destacam-se as seguintes especialidades: o Caldo da Romaria, confeccionado com a carne de chambão (ou osso buco), cebola, cenoura, pimentos, tomates, banha de porco, batatas, água e sal; a Sopa de Milho Pisado; as Cavalas com Molho de Vilão (um molho feito com sal, alho, orégãos, pimenta, vinagre e vinho branco) e o Inhame, uma espécie de tubérculo que se usa na alimentação regional.