Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Viagem e visita ao concelho de Santa Cruz das Flores - Açores

Brasão de Santa Cruz das Flores

Localização

             Santa Cruz das Flores é um concelho localizado na metade nordeste da ilha das Flores, no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, o concelho tem uma área de 72,11 km², é limitado a sueste pelo município das Lajes das Flores e está rodeado pelo oceano Atlântico nas demais direções. A sede é a vila de Santa Cruz das Flores, na costa leste da ilha e na qual se situam o aeroporto das Flores, a Escola Básica e Secundária das Flores, o Centro de Saúde das Flores e os principais serviços governamentais da ilha. Está dividido em 4 freguesias.



História

              A ilha das Flores foi descoberta em 1452 por Diogo de Teive, no entanto só em 1548 aparece a primeira referência à vila de Santa Cruz das Flores. O nome da ilha foi atribuído devido à existência de grande abundância de flores, pelo que também foi batizada de Jardim do Atlântico. No século XVI a ilha serviu de refúgio dos piratas que assaltavam os galeões espanhóis que regressavam carregados de riquezas da América.

Bandeira de Santa Cruz das Flores


Cultura e Turismo

             Do património arquitetónico existente no concelho, destaca-se a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, cuja construção se iniciou em 1871 e que possui duas torres que ladeiam um frontão. São de salientar também a Capela de Nossa Senhora de Fátima e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que fez parte do convento franciscano de São Boaventura (1641) e onde actualmente se encontra o Hospital da Misericórdia. Neste, é de realçar a existência de um coro esculpido em cedro no seu interior. A actividade cultural no concelho é marcada pelas festas do Espírito Santo. Estas festas remontam aos primeiros colonos, que assim pediam a protecção contra os desastres naturais. O ritual inclui a coroação de uma criança, que usa o cetro e uma placa de prata, símbolos do Espírito Santo, tendo lugar uma grande festa no sétimo domingo depois da Páscoa. Para além desta festa, que é celebrada praticamente em todas as ilhas, ocorre a festa de São João, de 24 a 26 de junho. Não existem obras de artesanato ou pratos gastronómicos típicos da ilha de Flores dignos de referência. No que se refere a espaços culturais, o concelho oferece dois museus: o Museu das Flores, inaugurado em 1987, que possui secções de agropecuária, mobiliário e cerâmicas e restos de naufrágios e da caça à baleia, incluindo uma guitarra feita de osso de baleia, e a Casa-Museu Pimentel Mesquita, fundada em 1986.







Gastronomia :