Translate

sábado, 12 de janeiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de São Pedro do Sul

Brasão de São Pedro do Sul

Localização :

           O concelho de S. Pedro do Sul está integrado no distrito de Viseu, na sub-região de Lafões, abrangendo uma área de 348.7 Km2 , distribuída por 19 freguesias.  Grande parte do território concelhio é dominado pelo maciço da Serra da Gralheira, sendo limitado a Norte pelo rio Paiva e a Sul pelo rio Vouga. O rio Sul atravessa o concelho em direção Norte-Sul, da Serra de S. Macário para o rio Vouga, constituindo um importante recurso hidrológico de S. Pedro do Sul. 








História :

        As primeiras referências escritas relativas a S. Pedro do Sul remontam ao século XI, no entanto outros indícios dão conta do primitivo povoamento do território que corresponde ao atual concelho. De facto, existem vários vestígios da permanência de povos primitivos por estas terras e exemplo disso são os castros da Cárcoda, do Banho, de Nossa Senhora da Guia e de Nossa Senhora do Castelo. Este último, encontrava-se praticamente no centro do território de Lafões, entre S. Pedro do Sul e Vouzela e manteve-se como centro militar e administrativo da terra medieval de Lafões. Um dos documentos mais importantes para a história do concelho é uma doação de 1092 de um mosteiro votado a S. Pedro à Sé de Coimbra que se encontrava entre os rios Sul e Vouga e que estará a origem do topónimo principal do concelho. No entanto, este mosteiro teria desaparecido já em 1258, uma vez que não é mencionado nas Inquirições desse ano. Um outro mosteiro que foi bastante importante para o desenvolvimento do concelho de S. Pedro do Sul foi o de S. Cristóvão de Lafões, fundado ou reedificado por D. João Ovelheiro. Este cenóbio encontrava-se edificado próximo do rio Varoso e exercia o controle de grande parte das propriedades nessa zona ocidental do território, em virtude da carta de couto de D. Afonso Henriques que lhe ampliou os domínios constituídos por doações. O território do concelho de S. Pedro do Sul estava integrado quase na sua totalidade, no antigo distrito e julgado medieval de Lafões do qual foi uma das cabeças até 1834, data de sua extinção e consequente divisão em dois concelhos: S. Pedro do Sul e Vouzela.

Bandeira de São Pedro do Sul

Cultura e Turismo :

          O concelho de S. Pedro do Sul tem à disposição uma vasta oferta de recursos turísticos que passam pela sua riqueza natural e histórica, bem como pelas suas afamadas termas. Nas terras férteis do vale do Vouga, situam-se as termas de S. Pedro do Sul, outrora designadas de Banho e Caldas de Lafões. Estas termas, originalmente construídas pelos romanos, tiveram a visita de D. Afonso Henriques e de outros nobres da época. Com um Centro Termal moderno, instalações hoteleiras, piscinas e praia fluvial, as Termas de S. Pedro do Sul mantêm, após mais de 20 séculos de História, os atrativos terapêuticos e de lazer que sempre lhe foram reconhecidos. 



Gastronomia : 

          Da gastronomia tradicional do concelho de S. Pedro do Sul são de destacar: o cabrito grelhado na brasa, em marinada de vinho de Lafões; o arroz de pato à Lafões; a vitela assada à moda de Lafões e o arroz de Sanchas. Na doçaria, são tradicionais o pão de ló de S. Pedro de Sul e as queijadinhas de Lafões.