Translate

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Viagem e visita ao concelho de Santana - Madeira

Brasão de Santana

Localização

              Santana é um município português na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na cidade e freguesia homónima. Tem 95,56 km² de área e subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a leste pelo município de Machico, a sul por Funchal, a sudoeste por Câmara de Lobos, a oeste por São Vicente e a norte tem litoral no oceano Atlântico. O concelho de Santana é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.



História

                 A ilha da Madeira começou a ser povoada no ano 1420. Foram nomeados 3 capitães donatários que tomaram posse cada um deles, das três capitanias em que foi dividida a ilha da Madeira. O território que hoje é o concelho de Santana fazia parte da capitania de Machico, atribuída a Tristão Vaz. Desta capitania, faziam parte as povoações de Machico, Santa Cruz, Porto da Cruz, Faial, Porto Moniz, São Jorge, São Vicente e Ponta Delgada. Assim, Faial e São Jorge foram das primeiras freguesias do actual concelho de Santana. Segundo alguns historiadores, a criação das freguesias do Faial e de São Jorge terá sido simultânea. (in Ilhas Zarco e Elucidário Madeirense)
O concelho de Santana foi criado em 1832, com sede na freguesia do mesmo nome. Desde a data da sua criação até 1862, o concelho era composto por seis freguesias, nomeadamente Porto da Cruz (1577), São Roque do Faial (1848), Faial (1550), Santana (1564), São Jorge (1515) e Arco de São Jorge (1676). A partir de 1852, o Porto da Cruz passou a fazer parte de Machico, passando o concelho de Santana a ser constituído por cinco freguesias. Em 1989 foi reconhecida oficialmente à Ilha o estatuto de freguesia, pertencente a este Município, sob o Decreto Legislativo Regional n.º11/89/M, de 15 de Abril, passando a ter 6 freguesias, as quais se mantém até à actualidade.

Bandeira de Santana


Heráldica

ARMAS – de prata, um ramo florido de hortênsias de sua cor e dois ramos de milho verde, espigadas de ouro, tudo posto em roquete. Coroa mural de prata de quatro torres.

SELO – Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres “Câmara Municipal de Santana”.

BANDEIRA – De verde, com o escudo das armas ao centro e por baixo um listel de prata com a inscrição “Santana” em letras de negro.


Cultura e Turismo

              Casas típicas cobertas de colmo. Em tempos, este tipo de habitação era característico em toda a Ilha da Madeira. Actualmente encontram-se basicamente no concelho de Santana. Segundo dados da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) existem cerca de 120 casas habitadas em todo o concelho. Igreja Matriz de São Jorge edificada em 1660 sobre os alicerces de uma pequena capela do século XV, a qual possui um templo em obra de talha dourada, sobressaindo a do altar-mor, uma das mais admiradas da Madeira, e a do púlpito; Fortim do Faial limitado por um muro de pedra aparelhada e ornamentado em volta com canhões de fraca potência, apontados para o mar, e que, segundo consta, pertenciam aos barcos ingleses dos séculos XVIII e XIX;  Serragem de água, na freguesia de São Jorge.   

    



Gastronomia

             O concelho de Santana mantém o seu carácter rústico e tradicional na forma de estar e de viver, nomeadamente na sua gastronomia. Aqui poderá deliciar-se com os sabores de pratos tradicionais, confeccionados na sua grande maioria à base de produtos agrícolas locais.
Existe uma forte preocupação por parte dos restaurantes do Concelho em preservar, valorizar e retratar a tipicidade dos seus pratos, mantendo deste modo as valências rústicas que definem a gastronomia local. A preparação desta gastronomia supõe a utilização de produtos hortícolas associados ao modo de vida da população local, dos quais se destaca o feijão, o milho, as semilhas (batatas), a couve e o inhame. As carnes de porco, de vaca, de galinha, entre outras, provenientes da criação caseira fazem também parte da ementa diária. A Mostra Gastronómica de Santana, realizada no mês de Julho, tem o intuito claro e objectivo de demonstrar a todos os visitantes o resultado do trabalho de confecção de especialidades e curiosidades gastronómicas, fazendo uma apologia constante à utilização de produtos locais.
Para esta elevada qualidade contribuem os saberes e tradições que passam de geração em geração, o esmero e o carinho com que a população de Santana trabalha os alimentos, a produtividade agrícola constante, que permite o acesso a alimentos sempre frescos, muitos deles produzidos através de métodos biológicos e caseiros. Nos restaurantes locais poderá desfrutar da boa comida ao estilo caseiro, num ambiente tão acolhedor como aquele que encontraria na casa de qualquer habitante local.