Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Viagem e visita ao concelho de Coruche

Brasão de Coruche

Localização

           Localizado na margem Sul do rio Tejo, o concelho de Coruche está integrado no distrito de Santarém e na sub-região da Lezíria do Tejo. O concelho pode ser dividido em duas zonas distintas: a zona do vale do Sorraia e a zona florestal, constituída essencialmente pelo montado do sobro, ocupa uma área de 1113.1 km2, distribuída por oito freguesias. Faz fronteira a Norte com Almeirim e Chamusca; a Sul, com Vendas Novas e Montemor-o-Novo; a Este com Ponte de Sor, Mora e Arraiolos; e a Oeste, com Salvaterra de Magos e Benavente. 



História

       Apesar de não se saber ao certo muito sobre a sua origem, Coruche é uma povoação muito antiga. O seu topónimo principal, de etimologia incerta parece derivar de "corucho", que designa um "cume" referindo-se possivelmente à encosta sobranceira à margem direita do rio Sorraia, onde existiu uma fortificação, destruída pelos mouros em 1180. D. Afonso Henriques conquistou-a aos mouros em 1166 e doou-a à Ordem de Avis, em 1176. Quatro anos depois, a vila voltou a cair em posse dos mouros e foi reconquistada definitivamente em 1182. Afonso Henriques encarregou-se então do seu povoamento e concedeu-lhe foral a 26 de Maio do mesmo ano, confirmado por D. Sancho, em 1218. D. Afonso III ampliou e confirmou os privilégios já concedidos, com um novo foral passado em Santarém a 29 de Janeiro de 1218. D. Manuel I deu-lhe foral novo a 28 de Março de 1513. O município de Coruche tinha então representação nas cortes, com assento no 14º banco. Ainda D. Manuel concedeu foral novo também a Erra a 10 de Julho de 1514. 
Em 1836, os municípios de Erra e S. José de Lamarosa que passaram à categoria de freguesia, foram integrados no concelho de Coruche que passou a ser formado por nove freguesias. Nas alterações territoriais sofridas de 1836 a 1936 Coruche é repartida apenas por duas freguesias: Coruche e Couço. Em 1962 é criada mais uma freguesia, no entanto, apenas em 1984 o concelho passa a ser constituído pelas actuais 8 freguesias. Eclesiasticamente, a freguesia de Coruche era vigararia da apresentação do rei, como grão-mestre da Ordem de Avis, sendo prior titular da igreja o prior-mor da Ordem que apresentava dois beneficiados, os quais constituíam uma colegiada. Por Decreto de 25 de Junho de 1851, passou a colegiada a ser constituída por um reitor e oito beneficiados.

Bandeira de Coruche

Heráldica :

 Brasão: de ouro com uma torre torreada de vermelho, aberta e iluminada de prata acompanhada de dois pinheiros de verde com troncos de negro e arrancados do mesmo, rematados por duas corujas afrontadas de sua cor. Em chefe uma cruz antiga de Aviz, de verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com dizeres a preto.

Bandeira: de verde com 1 metro quadrado de área. Cordões e borlas de ouro e verde. Lança e haste de ouro.

Selo: redondo com as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Dentro de círculos concêntricos, envolvendo o selo, os dizeres «Câmara Municipal de Coruche».


Cultura e Turismo

       A belíssima paisagem natural é uma das características do território concelhio, bastante apreciado. Os rios que percorrem a região são pólos de atração para os que procuram o refúgio da natureza. De facto, o rio Sorraia, com um curso de aproximadamente 60 Km, confere ao concelho um importante recurso, sendo que no seu caudal abundam várias espécies, nomeadamente bogas, carpas, barbos e bordalos, tendo-se desenvolvido em toda a zona, a pesca artesanal de rio. Esta riqueza piscícola tornou-o também local privilegiado para a prática da pesca desportiva. 
Na margem do rio Soraia podem ainda ser encontrados os portos de João Felício e de João Ferreira. O primeiro era um antigo porto de passagem, sendo que o segundo constituía o principal porto do Sorraia e o local onde se situava a alfândega e onde os oficiais do fisco vigiavam as entradas e saídas das mercadorias. Um destaque também para: o açude da Agolada, a cerca de 3 quilómetros da vila de Coruche, com uma albufeira de cerca de 1 quilómetros de comprimento; e o açude do Monte da Barca, situado a cerca de cinco quilómetros de Coruche, com uma albufeira de cerca de 3 quilómetros e que é propício à prática de desportos aquáticos variados e pesca desportiva. No concelho de Coruche destacam-se também os seus elementos patrimoniais como: a ponte da Coroa; o pelourinho de Coruche, uma reconstituição de 1914 do antigo pelourinho quinhentista; várias casas senhoriais; e as igrejas da Misericórdia e de Nossa Senhora do Castelo.

Quinta da Mimosa


Gastronomia

           Entre as especialidades gastronómicas do concelho de Coruche, salientam-se a sopa de feijão frade de Couço, a açorda de bacalhau, a cachola com batatas e o cabrito frito. Na doçaria, o destaque vai para os bolos brancos, o arroz doce e os campinos do Sorraia.

                                                                                                         Bolos Brancos
Bolos BrancosAreias do Sorraia
Areias do Sorraia