Translate

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Viagem e visita ao concelho da Povoação - Açores

Brasão de Povoação

Localização

        A Povoação é uma vila portuguesa na ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, é sede de um município com 110,30 km² de área e subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios da Ribeira Grande e de Nordeste, a oeste por Vila Franca do Campo e tem costa no oceano Atlântico a leste e sul.



História

                O descobrimento dos Açores envolve alguma controvérsia, pelo que nos vamos limitar à versão defendida pela maioria dos historiadores. Os mais recentes estudos apontam para a probabilidade do Arquipélago dos Açores ter sido descoberto por Diogo de Silves, a mando do Infante D. Henrique, em 1427. Crê-se que a ilha de S. Miguel, à semelhança de outras ilhas, foi baptizada com nome de um Santo, fruto do espírito religioso vivido na época. 
Os descobridores aportaram, pela primeira vez, na então chamada Povoação Velha – actual Concelho da Povoação. “Chegando aqui às ilhas os novos descobridores tomaram terra no lugar onde agora se chama a Povoação Velha pelo que fizeram depois […] e, desembarcando entre duas frescas ribeiras de claras, doces e frias águas, (a Ribeira de Além e a Ribeira de Pelames) entre rochas e terras altas, (Morro de Santa Bárbara e Lomba dos Pós) todas cobertas de espesso arvoredo de cedros, louros, ginjas e faias, e outras diversas”. Desde logo, o local impressionou os descobridores pois era abundante em vegetação, facto que indicava tratar-se de uma terra fértil. Procedeu-se então ao povoamento da Ilha, transportando para a mesma gado, sementes de trigo, legumes e algumas alfaias agrícolas. 

Bandeira de Povoação

Cultura e Turismo

           Por todo o Concelho se usufrui de um conjunto magnífico de paisagens, parques, miradouros, praias (inclusive uma de água tépida). A Lagoa das Furnas é, por seu turno, outro recanto ao qual não ficará indiferente pela beleza e magia que o envolve. Peremptoriamente, ao falarmos no Concelho da Povoação, não podemos deixar de realçar que no Vale das Furnas, de acordo com os especialistas na área, se encontra a nossa maior riqueza – os recursos hidrológicos, resultantes das manifestações de vulcanismo activo que se encontram patentes nas fumarolas e nos gaisers – manifestações únicas nos Açores. O Vale das Furnas detém 22 qualidades de águas minero-medicinais já classificadas, o que constitui em termos mundiais a maior hidrópole. Os Povoacenses dispõem de um concelho cada vez mais desenvolvido e, consequentemente, atractivo. Este facto deve-se ao aproveitamento dos recursos naturais existentes por todo o concelho, mas também ao trabalho efectuado a diversos níveis, nomeadamente a nível cultural e turístico. Deslocando-se ao concelho, além das paisagens paradisíacas de que desfrutará, pode visitar a título de exemplo o Museu do Trigo, o núcleo Museológico da Ribeira Quente, o Parque Terra Nostra, ou ainda o Parque Zoológico da vila da Povoação. Se preferir caminhar e estar em permanente contacto com a Natureza, não deixe de percorrer os trilhos recuperados a pensar em si e, naturalmente, na sua segurança. Tratando-se de um concelho em íntima ligação com o mar, não podíamos deixar de lhe proporcionar e propor momentos inesquecíveis ligados à prática de desportos náuticos. Podendo ainda, em alternativa, aderir às actividades propostas por empresas ligadas ao turismo. Se, por outro lado, prefere estar constantemente ligado ao resto do mundo, frequente simplesmente os nossos centros de informática. 
Aprecie impreterivelmente a gastronomia e doces regionais comodamente instalado numa das unidades de restauração de que dispomos. Se resolver permanecer no concelho, saiba que à sua disposição hotéis, residenciais, turismo de habitação, e / ou apartamentos. O Museu do Trigo, localizado entre a Lomba do Alcaide e a Lomba do Loução, é um espaço para apreciar os instrumentos outrora utilizados na ceifa do trigo. Dispõe de uma exposição permanente que retrata e explica as técnicas do cultivo, da colheita e da debulha do trigo e do uso da palha. Foi inaugurado a 31 de Julho de 2004, em resultado da reconversão museológica da debulhadora hidráulica da Ribeira do Engenho. Possibilita ainda a aquisição de produtos regionais confecionados na Povoação. O Parque Zoológico da vila da Povoação, o desaparecido Forte da Povoação, erguido para proteger do porto da vila. Era um pequeno forte, em cujos muros se abriam sete canhoneiras, o núcleo Museológico da Ribeira Quente, e nas Furnas, o Parque Terra Nostra.
O lugar das Furnas, de acordo com os especialistas na área, se encontra a nossa maior riqueza – os recursos hidrológicos, resultantes das manifestações de vulcanismo ativo que se encontram patentes nas fumarolas e nos gaisers – manifestações únicas nos Açores. O Vale das Furnas detém 22 qualidades de águas minero-medicinais já classificadas, o que constitui em termos mundiais a maior hidrópole. Observatório Microbiano das Furnas (OMIC). A atividade cultural no concelho é marcada pelas festas do Espírito Santo que são celebradas praticamente em todas as ilhas. Estas festas remontam aos primeiros colonos, que assim pediam proteção contra os desastres naturais. O ritual inclui a coroação de uma criança, que usa o cetro e uma placa de prata, símbolos do Espírito Santo, tendo lugar uma grande festa no sétimo domingo depois da Páscoa. É também de destacar o festival de Povoação, na primeira semana de julho, um festival que inclui música, artesanato e gastronomia.
A nível de artesanato, destacam-se as flores de escamas de peixe, de papel, de penas ou de pano, os capachos de folhas de milho e espadana; os trabalhos de vime, os bordados de linho, os bonecos de folhelho de milho com trajes tradicionais, as colchas coloridas tecidas manualmente e os barretes de lã.
As personalidades ligadas ao concelho que mais se destacaram foram: o padre José Ernesto Jacinto Raposo, o primeiro ouvidor do concelho e cofundador da Santa Casa da Misericórdia e da Caixa Económica; José Honorato Gago da Câmara Botelho de Medeiros, engenheiro de construção naval, que doou as atuais instalações da biblioteca municipal e foi um benemérito do concelho, e o padre João de Medeiros, que legou toda a sua fortuna ao desenvolvimento cultural do concelho.




Gastronomia :

            
            Fofas da Povoação