Translate

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Carregal do Sal

Brasão de Carregal do Sal

Localização :

       Localizado no extremo Sudoeste do distrito de Viseu, no qual está integrado, o concelho de Carregal do Sal tem uma superfície de 113.7 Km2 e abrange na sua área administrativa sete freguesias. Encontra-se situado na zona planáltica da Beira Alta, entre os rios Mondego e Dão e as serras da Estrela e Caramulo, sendo limitado pelos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Santa Comba Dão, Tondela, Viseu e Nelas.

 

História : 

       O topónimo principal do concelho era, originalmente, apenas "Carregal", tratando-se, segundo alguns autores, de um derivado de "cárrea", planta ciperácia, abundante na região, sendo "Carregal" designativo de um lugar onde existiam "cárreas". Mais tarde, já em finais do século XIX, foi aplicado o segundo elemento do topónimo, "Sal", sendo este último uma referência às salinas e ao comércio do sal, abundante no concelho. De facto, o comércio do sal consta já em documentos datados de 1758; esta substância era transportada em barcos da Figueira da Foz até à foz do rio Dão e daqui seguia em carros de bois até Carregal. Como já foi dito, o topónimo Carregal é bastante mais remoto, figurando já numa doação de D. Afonso Henriques, datada de 1137. Por essa altura, a povoação de Carregal estava integrada no concelho de Currelos. Denominado anteriormente por "Ulveira de Currelos" e posteriormente por "Oliveira de Currelos", as suas terras foram cedidas pelo Conde D. Henrique ao Mosteiro de Lorvão e doadas a Garcia Vanding e mulher Elvira Goding, para que eles e seus sucessores as povoassem, reedificassem e cultivassem sob o senhorio do Mosteiro. Mercê da sua situação geográfica, Carregal foi evoluindo e tornando-se progressivamente mais importante, até que a 6 de Novembro de 1836, por Decreto da Rainha D. Maria II, integrado na reforma administrativa de Passos Manuel, foi criado o concelho de Carregal, formado pelo extintos concelhos de Currelos e Oliveira do Conde, as freguesias de Papízios e Sobral de Papízios, que pertenciam ao concelho de Viseu e ainda as povoações de S. Gemil, Penedo e Furadouro, da freguesia de Lajeosa (atual Lajeosa do Dão). Estas últimas povoações acabariam, no entanto, por voltar à freguesia de origem e incluídas no concelho de Tondela. Assim, inicialmente, o concelho de Carregal tinha seis freguesias, compondo o julgado e concelho com mais população entre os 12 que então faziam parte da comarca de Arganil, do distrito de Coimbra. Posteriormente, em 1895, foi-lhe anexada a freguesia de Parada, desanexada do extinto concelho de S. João de Areias, passando a ser composto pelas atuais sete freguesias.

Bandeira de Carregal do Sal

Cultura e Turismo : 

          O concelho de Carregal do Sal é bastante apreciado pela sua beleza paisagística que pode ser desfrutada em vários miradouros espalhados pelo concelho. Entre estes, são de destacar: o miradouro de Cristo Rei de onde se pode apreciar uma vista sobre as montanhas e vales circundantes e o miradouro do Outeiro do Castelo, onde o visitante pode avistar os vestígios de uma antiga fortaleza. Também de destacar é o parque Alzira e Cláudio, um jardim rodeado por abundante e variada vegetação, com um parque infantil e um campo de ténis. 

Miradouro do Cristo Rei
Miradouro do Cristo Rei 

Gastronomia :

    Em termos de pratos tradicionais do concelho de Carregal do Sal são bastante apreciados o cabrito assado e a chanfana, bem como o coelho à Capitão-Mor.

Chanfana 


G