Translate

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Murça

Localização :


             Situado no centro oriental do distrito de Vila Real e da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o município de Murça ocupa uma área de 171 km2, a vila de Murça , sede do respectivo município, dista dos centros urbanos mais importantes da região, uma média de 40 k, permitindo o fácil contacto humano, comercial, industrial e cultural. A proximidade a Vila Real e ao IP4, tornam Murça numa zona privilegiada em termos de acesso, o que favorece a potencialização do seu desenvolvimento. Atualmente as divisão administrativa de Murça compreende 9 freguesias.


História :

         A origem o município de Murça reporta-se ao período que aconteceu a nacionalidade, segundo as inquirições de D. Afonso II. A autonomia municipalista é adquirida no século XIII, com a atribuição do foral por parte de D. Sancho II, em 8 de maio de 1224, este, é confirmado através da renovação e novo foral de D. Afonso III, a 10 de janeiro de 1268. Outros forais foram concebidos a esta vila, um a 18 de abril de 1304 e outro a 9 de maio de 1512, sendo outorgados por D. Dinis e por D. Manuel, respetivamente. Com a revolução liberal o município de Murça apresenta cinco condes, com títulos meramente honoríficos, concedidos por D. João VI. No século XX é criada a Comissão Administrativa Franquista, a 2 de janeiro de 1908, sob orientação do Partido Regenerados Liberal promovendo uma política local, levando mesmo à realização das primeiras eleições, que embora censitárias deram a vitória ao Partido Regenerador, passando então a ser presidente o Padre João M. Ribalonga, que geriu os negócios do concelho desde 30 de novembro de 1908 até à implementação da República a 5 de outubro de 1910. A 19 de março de 1911, foi eleita a 1.ª Comissão Municipal republicana incumbida de gerir os destinos do concelho. Durante o Estado Novo verificou-se em Murça a definição das armas, bandeiras e selo a usar oficialmente pelo município e ainda mudanças de nome de algumas ruas da praça. No pós 25 de abril, muitas foram as transformações do poder local, a lei das autarquias e das finanças locais imprimiu uma nova dinâmica de desenvolvimento e abertura democrática.


Gastronomia :

               A arte de cozinhar nestas terras reveste-se de particular interesse, sobretudo no que se refere a doçaria, a diversidade de pratos regionais torna a gastronomia de Murça única e autêntica. O cabrito assado no forno com arroz e castanhas, o toucinho do céu e as cavacas, originários da gastronomia conventual, são especialidades confeccionadas de forma artesanal que atraem qualquer visitante, a acompanhar estes deliciosos pratos, os afamados vinhos de mesa e do Porto.