Translate

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Penedono

Brasão de Penedono

Localização : 

               Com uma área de 132.7 Km2 , o concelho abrange na sua área administrativa nove freguesias.  O concelho de Penedono faz fronteira a Norte com S. João da Pesqueira, a Sul com Trancoso, a Sudoeste com Sernancelhe e a leste com Meda. 



História : 

            Data de 960 a primeira referência escrita relativa a Penedono, tratando-se de uma doação de Dona Flâmula Rodrigues ao mosteiro vimaranense. Neste documento, o nome de Penedono assume a grafia "Pena de Dono", o que quer dizer, segundo a opinião mais aceite, Penha ou Castelo de Dono, sendo Dono um nome pessoal, vulgar no século X. O território do atual concelho de Penedono foi ocupado em tempos bastante remotos, tendo sido encontrados vários vestígios dos povos primitivos que aqui se estabeleceram. Assim, na área do concelho foram encontrados monumentos dolménicos, entre os quais se destacam duas importantes necrópoles dolménicas: a de Lameira de Cima, na freguesia de Antas, e as da Senhora do Monte, nas freguesias de Penela da Beira e Castainço. Penedono esteve na posse dos árabes até 1055, altura em que Fernando Magno começou o processo de reconquista cristã. Com o objectivo de povoar estas terras, D. Fernando concede foral a Penela e a outros castelos fora do território do atual concelho. Contudo, o castelo de Penedono, ao que se sabe, não recebeu foral, talvez por nessa altura se encontrar em posse da coroa. De facto, Penedono só recebe foral em 1195, passado por D. Sancho I com o intuito de aumentar o repovoamento, sendo que na carta foral são concedidos aos moradores, especialmente aos cavaleiros vilões  muitos privilégios. Este foral foi, em 1217, confirmado por D. Afonso II e em 1512 por D. Manuel I. Em 1708, Penedono estava integrado na comarca de Pinhel, transitando depois para a de Trancoso. O julgado de Penedono foi suprimido a 23 de Dezembro de 1873, subsistindo apenas o concelho que viria a ser extinto em 1895 e de novo restaurado por decreto de 13 de Janeiro de 1898, com todas as freguesias que o constituíam antes da extinção.

Bandeira de Penedono

Cultura e Turismo :

           O concelho de Penedono encontra-se localizado numa região de privilegiada beleza e riqueza histórica, pelo que é dotado de grandes potenciais turísticos. A nível cultural, é de se destacar o Cine Forum, considerada a grande infra-estrutura cultural do concelho de Penedono.



Gastronomia : 

            No campo das tradições gastronómicas tradicionais do concelho de Penedono, são de destacar as fêveras de porco na brasa e o cabrito assado no forno. Na doçaria, são típicas as filhós e as cavacas de Castainço.