Translate

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Gouveia

Brasão de Gouveia

Localização : 

            Concelho do distrito da Guarda, Gouveia Abrange administrativamente 22 freguesias, uma das quais com sede em vila (Vila Nova de Tazem); sendo que as freguesias de Gouveia (S. Julião) e Gouveia (S. Pedro) constituem a sede concelhia e a cidade de Gouveia. É limitado Oeste pelo concelho de Mangualde, a Este por Fornos de Algodres, Celorico da Beira e Guarda; e a Sul por Manteigas e Seia. A zona oriental do concelho encontra-se abrangida pelo vale percorrido pelo Mondego, estando, no entanto, grande parte do concelho situado na Serra da Estrela. A área florestal concelhia é composta por carvalho, castanheiro e pinheiro.








História : 

          O território que corresponde ao atual concelho de Gouveia foi habitado desde épocas bastante remotas, persistindo alguns vestígios do seu remoto passado pré-histórico. O exemplo mais significativo é o dólmen da Pedra da Orca, na freguesia de Rio Torto e que remonta ao neolítico final. Desconhece-se a data exata da fundação da povoação, sabendo-se que será anterior à nacionalidade portuguesa, bem como anterior ao domínio romano na península. Velhas crónicas afirmam ter sido povoada pelos túrdulos, 500 anos antes da era cristã, os quais lhe teriam dado o nome de "Gouvé". Da época de dominação romana existem também alguns vestígios, o mais representativo dos quais, o troço de uma estrada militar romana. À semelhança do que aconteceu a toda a província, esteve sujeita aos invasores muçulmanos, tendo sido reconquistada em tempos de Fernando Magno. A povoação encontrava-se em ruínas quando D. Sancho I a mandou reedificar e repovoar, concedendo-lhe o seu primeiro foral em 1186 que posteriormente foi confirmado por D. Afonso II, recebendo mais tarde também, foral manuelino, em 1510. No concelho de Gouveia existiu apenas um convento de frades, mandado edificar pela Ordem dos Templários, na freguesia de Gouveia (S. Julião). Muito se tem contado acerca da origem do majestoso convento de S. Francisco, também conhecido localmente por Mosteiro do Espírito Santo; não se sabe a data da sua edificação, mas como é referido em documentos do século XVI, julga-se que a sua construção será muito anterior à época. O Mosteiro de S. Francisco foi reconstruído, segundo uma escritura datada de 4 de Janeiro de 1752, e abandonado pelos frades em 1834, depois da definitiva extinção das Ordens religiosas. Dispensado em 1839 dos serviços das ordens religiosas, o convento foi de imediato comprado por Bernardo António de Figueiredo Homem, pela quantia de dois mil réis. Atualmente  deste cenóbio resta apenas a torre e a frontaria da igreja, com o nicho e imagem de S. Francisco.

Bandeira de Gouveia

Cultura e Turismo :

       O concelho de Gouveia está inserido no parque natural da Serra da Estrela, sendo uma das "portas" para essa serra, tendo o turismo um papel bastante importante na sua economia. São vários os pontos turísticos deste concelho, com destaque para: a "cabeça do velho", um monolítico granítico localizado à entrada da serra a cerca de 1520 metros de altitude; a "pedra do equilíbrio", também apelidada de "praia serrana", conjunto natural onde se podem praticar várias modalidades; as penhas douradas, constituídas por três penhascos; e a Senhora da Sardaça. O concelho dispõe também de várias infra-estruturas desportivas e culturais, entre as quais o Clube Desportivo de Gouveia que nasceu da fusão dos três grupos desportivos até então existentes (Sporting Clube de Gouveia, Clube de Futebol os Gouveenses e Sport Gouveia e Benfica); o centro hípico de Gouveia; o núcleo Desporto e Cultura; a Sociedade Musical Gouveense, criada em 1911; e o Rancho Folclórico de Gouveia. Ao nível de unidades museológicas, destacam-se neste concelho o Museu de Arte Sacra, onde se podem apreciar painéis de azulejos setecentistas, talhas douradas e espólio do Cardeal Mendes Belo; o Museu Etnográfico de Gouveia e o Museu João Abel Manta, instalado desde 1983 no antigo solar dos Condes de Vinhó e Almedina e que alberga o acervo de pintura, desenho, escultura e gravura, doado pelo arquitecto João Abel Manta. Um destaque ainda para a Biblioteca Municipal "Virgílio Ferreira".



Gastronomia : 

           Dos pratos típicos do concelho de Gouveia destacam-se o arroz de carqueja com entrecosto, o arroz com míscaros, a lambicada, o cabrito no forno, a açorda de farinheira, os enchidos (morcelas, chouriças e farinheiras); o queijo da serra e os bolos de azeite.
                                    
Açorda de Farinheira                                                                      Bolos de Azeite