Translate

sábado, 3 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Póvoa de Lanhoso


Localização :

                  Situado em pleno coração do Minho, o concelho da Póvoa de Lanhoso localiza-se geograficamente entra a margem esquerda do rio Cávado e a margem direita do rio Ave. A limitá-lo estão os concelhos de Braga, Guimarães, Fafe, Vieira do Minho e Amares. Esta situação privilegiada faz das Terras de Lanhoso local de passagem para muitos turistas nacionais e estrangeiros. Com uma área de 130 km2 repartidos por 29 freguesias, o concelho tem sofrido um desenvolvimento económico e empresarial que tem contribuído para a reestruturação e melhoramento das suas infra-estruturas, proporcionando aos visitantes boas condições de acolhimento, tanto a nível social, cultural e económico. 

História :

                   Numerosos restos de diferentes civilizações encontrados na zona, confirmam a extensa história destas terras, celtas e romanos deixaram aqui claras mostras da sua cultura. No século XII construiu-se no Monte do Pilar o monumento mais emblemático e representativo da população, o Castelo de Lanhoso, cenário de históricos acontecimentos, aqui permaneceu presa D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, depois da Batalha de S. Mamede. D. Dinis lhe concede carta de Foral à vila no ano de 1292, nascendo assim o concelho de Lanhoso, este Foral foi reformado em 1514, baixo o reinado de D. Manuel, no ano de 1640 construiu-se nas proximidades do castelo, outro dos grandes edifícios da cidade, o Santuário de Nossa Senhora de Porto de Ave. Outro feito importante na história do país teve lugar no ano de 1846, quando Maria da Fonte inicia nestas terras uma Revolta contra o poder estabelecido dos Cabrais. Atualmente o castelo é um lugar de visita obrigatória, não só pelo seu papel no nascimento do país, como também pelas privilegiadas vistas que oferece da comarca do Minho, rodeada pelas Serras do Gerês e da Cabreira e banhada pelos rios Ave e Cávado.




Gastronomia :

                Situada numa das mais ricas regiões gastronómicas do país, Póvoa de Lanhoso soube preservar os seus pratos mais típicos que hoje constituem um verdadeiro emblema das Terras de Lanhoso, um orgulho para as suas gentes. Aqui poderá o visitante saborear, entre outros pratos, o cabrito à S. José, considerado o prato típico das festas de S. José, o bacalhau assado na brasa com batatas a murro ou ainda os bifes à Romaria, prato originário na Romaria de Nossa Senhora de Porto D'Ave, uma das mais antigas romarias minhotas que se celebra no 1º domingo de setembro e que juntamente com as festas de S. José a 19 de março, constituem os mais importantes eventos do concelho. Para além da doçaria tradicional minhota, é de salientar o pão-de-ló, as cavacas, os charutos e as rosquilhas como os doces típicos das várias festividades da Póvoa de Lanhoso.