Translate

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Viagem e visita ao concelho do Alandroal

Brasão de Alandroal

Localização

          O Alandroal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Évora, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central,  ergue-se a 341 m de altitude. É sede de um município com 544,86 km² de área e 5 843 habitantes (2011),1 subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Viçosa, a leste por Espanha, a sul por Mourão e por Reguengos de Monsaraz e a oeste pelo Redondo. Ao concelho do Alandroal foram anexados, no século XIX, os territórios dos antigos municípios de Terena e Juromenha. A povoação de Villarreal, situada no município de Olivença (Espanha), era uma povoação do antigo concelho de Juromenha, o próprio Alandroal é uma das três vilas do concelho, sendo as outras Terena e Juromenha.


História

           Alandroal foi fundado em 1298 por D. Lourenço Afonso, Mestre de Avis, e, em 1486, recebeu foral. Nas terras deste concelho crescem aloendros, ou alandros, cuja madeira é usada no artesanato local, e daí a origem do topónimo.
Como acontecimento de destaque, merece referência a explosão de um armazém de pólvora, ocorrida a 14 de janeiro de 1659, que causou vários mortos, na generalidade estudantes universitários de Évora, capitaneados pelo jesuíta Pe. Francisco Soares, e que estavam a substituir o exército que lutava pela vitória na Batalha das Linhas de Elvas.
No que se refere ao património histórico e monumental, salienta-se o Castelo de Alandroal, onde se destacam a porta flanqueada por torres e um arco em ferradura, de mármore da região; o Castelo de Terena, formado por recinto amuralhado, com cubelos, torre de menagem e duas portas, uma flanqueada por torres; e a Fortaleza de Juromenha, cujas obras abaluartadas foram construídas durante a Guerra da Restauração e fizeram descer as linhas defensivas até uma relativa proximidade do rio Guadiana, sendo uma linha fronteiriça natural. Das ruínas existentes destacam-se a antiga Câmara e a Casa do Senado.
O Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova tem um significado patriótico e religioso. Em 1340 os Mouros invadiram a Andaluzia, e a rainha, mulher de Afonso XI de Castela, mandou ali construir a atual igreja, pela ajuda que o rei prestou ao genro Afonso IV, na batalha do Salado. É um templo gótico do século XIV, ameado e com matacães. Está classificado como monumento nacional. Os numerosos vestígios megalíticos são também dignos de referência.

Bandeira de Alandroal

Heráldica

Armas : de prata, com uma cruz florenciada de verde, carregada por um castelo de ouro aberto e iluminado de negro. A cruz é acompanhada em chefe por duas travas de negro, uma em banda e   outra  em contrabanda apontadas ao centro e em contrachefe por duas águias de negro, abertas e afrontadas. Coroa mural de prata de quatro torres, listel branco com os dizeres a negro: « Vila do Alandroal ».

Bandeira: esquartelada de amarelo e de negro. Cordões e borlas de ouro e de negro. Haste e lança douradas.


Selo : Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres « Câmara Municipal do Alandroal.




Cultura e Turismo :

       Esta região do Alentejo está repleta de vestígios arqueológicos que comprovam a presença humana na região desde tempo remotos. A ocupação romana e árabe e cristã deixou também um vasto património de grande interesse cultural.


Gastronomia :

           A Gastronomia é também um dos pontos fortes da região, com o Pão a ser o rei da mesa. Pratos como as migas alentejanas, a açorda ou as sopas são outras das iguarias culinárias que o Alandroal pode oferecer aos seus visitantes. A tradição culinária da região completa-se com o suculento peixe do rio, que pode ser degustado nos restaurantes do concelho.

                                                                                                         Sopa
SopaMigas
Migas



Viagem e visita ao concelho de Estremoz

Brasão de Estremoz

Localização

         Estremoz é uma cidade portuguesa no Distrito de Évora, região Alentejo, sub-região Alentejo Central, 
é sede de um município com 513,82 km² , subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Sousel e Fronteira, a nordeste por Monforte, a sueste por Borba, a sul pelo Redondo e a oeste por Évora e por Arraiolos.


História

      Em 1336, a Rainha Santa Isabel, então com 65 anos, deslocou-se a Estremoz desde o convento franciscano em Coimbra onde se tinha recolhido após a morte de D. Dinis, seu marido, de modo a evitar uma guerra entre o seu filho Afonso IV e o rei de Castela Afonso XI. Afonso IV declarou guerra a Afonso XI pelos maus tratos que este infligia à sua esposa D. Maria (filha do rei português). A Rainha Santa Isabel colocou-se entre os dois exércitos desavindos, e de novo evitou a guerra tal como tinha acontecido em 1323 na batalha de Alvalade, entre as tropas de D. Dinis e as de D. Afonso IV. Estremoz foi o local de falecimento do rei D. Pedro I, em 1367, no convento dos franciscanos.
Na crise de 1383-1385, foi uma das cidades que se revoltaram no Alentejo a favor de João de Aviz, pouco depois do assassínio do Conde de Andeiro em Lisboa. Foi nas proximidades de Estremoz que se deu a primeira batalha entre portugueses e castelhanos à época, a batalha dos Atoleiros, ganha pelos primeiros sob o comando de D. Nuno Álvares Pereira.
Em 1659, foi em Estremoz que o exército português se reuniu às ordens de D. António Luís de Meneses, conde de Cantanhede, para socorrer Elvas, que se encontrava cercada por um exército espanhol, comandado por D. Luís de Haro. De ali partiram para derrotar os espanhóis na Batalha das Linhas de Elvas, tendo causado enormes baixas aos seus adversários.
Em 1663 o exército espanhol, comandado por D. João de Áustria e o exército português, comandado pelos condes de Vila Flor e de Schomberg defrontaram-se nos campos de Ameixial a 5 km de Estremoz. O exército espanhol tinha acabado de conquistar Évora. Era constituído por 3000 cavaleiros e 2000 homens a pé, sendo este um dos mais perigosos ataques espanhóis durante a guerra da Restauração. Depois da batalha, o exército espanhol retirou para Badajoz. Em Fevereiro de 1821, Mouzinho da Silveira foi encarregado da diligência de arrecadação da Fazenda em Estremoz.
Estremoz conta também com a banda filarmónica mais antiga do pais em actividade contínua,a Sociedade Filarmónica Luzitana (Real Filarmónica Luzitana).
É conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco, o chamado Mármore de Estremoz. A exploração do mármore de Estremoz tem uma origem muito antiga, como comprova o Templo romano de Évora, que contém mármore originário de Estremoz. Está também presente no altar-mor da Catedral de Évora. A Estremoz foi concedida a distinção de «Notável Vila», atribuída pelos reis de Portugal a muitas das suas vilas; foi elevada à categoria de cidade em 1926.

Bandeira de Estremoz

Cultura e Turismo :

         O concelho de Estremoz possui uma consolidada rede de equipamentos culturais, de tipologias e com programação bastante diversificada, cuja maioria se localiza na sede de concelho. De entre eles salientamos as diferentes salas de exposição, a Rede de Museus de Estremoz, o Teatro Bernardim Ribeiro ou ainda o Arquivo e Biblioteca Municipais. 
Para além dos espaços, temos as pessoas. Um conjunto de associações culturais, todas de carácter amador e com um considerável grau de juvenilização, que desenvolvem trabalho nas diferentes áreas artísticas, nomeadamente a música, a dança, o folclore, o teatro ou as artes visuais. Paralelamente, desenvolvem um importante trabalho de formação artística, fundamental num concelho que pretende ser criativo.
A programação cultural promovida pelo Município de Estremoz apresenta diferentes linhas de acção, nomeadamente a difusão e descentralização cultural, a promoção e valorização da cultura local, a formação de públicos, a valorização do património cultural do concelho e a promoção da criação cultural/artística do e no concelho. A selecção das diversas propostas a integrar a programação cultural é realizada de acordo com diversos critérios, segundo os quais ela é definida: qualidade, criatividade e actualidade das propostas, carácter pedagógico/educativo e envolvimento da comunidade escolar, envolvimento dos agentes culturais locais (Itinerâncias), afirmação cultural do concelho, participação em programas/projectos culturais de âmbito nacional e regional e em redes de programação e de equipamentos culturais. Paralelamente a esta programação cultural, é desenvolvido todo um trabalho de atendimento e apoio técnico às associações e agentes culturais locais, no âmbito dos programas municipais em vigor bem como nos demais assuntos relacionados com o associativismo cultural e criação artística.
Perante tudo isto, assumimo-nos como um concelho que quer ser reconhecido, quer a nível interno quer a nível externo, como um espaço de liberdade criativa, onde se criam lugares de encontro e troca de experiências ao nível da cultura e do conhecimento.




Gastronomia :

          A sua gastronomia é rica, trazendo vários visitantes  para apreciar o seu ensopado de borrego, a sopa de cação, a  burra assada no forno, as migas e outros deliciosos pratos. Não esquecendo as não menos saborosas sobremesas.

                                                                                                        Ensopado de borrego
Ensopado de BorregoBorrego Assado no Forno
Borrego assado no forno

Gadanha