Translate

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Viagem e visita ao concelho do Alvito

Brasão de Alvito

Localização

         Alvito é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, é sede de um município com 264,81 km² de área e subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Viana do Alentejo, a leste por Cuba, a sul e oeste por Ferreira do Alentejo e a oeste por Alcácer do Sal.


História

          Os vestígios mais antigos revelam a presença humana na idade do cobre, do bronze e do ferro. Durante o século I, este foi ocupado pelos romanos, que deixaram construção ainda observável, eg as villae de S. Romão, de S. Francisco e Malk Abraão. Também visigodos e muçulmanos ocuparam posteriormente estas antigas villae . Foi finalmente conquistada pelos Portugueses em 1234, e em 1251 a povoação é doada a D. Estêvão Anes, chanceler-mor do reino, por D. Afonso III e pelos Pestanas de Évora. A partir desta data, sobretudo através da acção do Chanceler, procede-se ao seu repovoamento, passando Alvito a ser uma povoação com dimensões consideráveis para a época . Em 1279 com a morte de D. Estêvão Anes, a vila fica em testamento para a Ordem da Santíssima Trindade, a qual lhe concede carta de foral a 1 de Agosto de 1280, que viria a ser confirmado por D. Dinis em 1283. Em 1387, D. João I doa Alvito a D. Diogo Lobo, em troca dos bons serviços prestados na batalha de Aljubarrota (1385) e na conquista de Évora aos espanhóis (1387), ficando a vila ligada à história desta família ao longo de todo o restante período do regime monárquico . A 24 de Abril de 1475, D. Afonso V concede ao Dr. João Fernandes da Silveira, esposo de D. Maria de Sousa Lobo, o título de Barão, passando Alvito a ser a «cabeça» da primeira baronia instituída em Portugal. Nesta época já a povoação desfrutava de um crescimento acentuado, fruto da conjuntura favorável em que o reino se encontrava e que permitiu um forte crescimento populacional em todo o país . Tal crescimento teve fortes repercussões na economia da vila, dado que Alvito passa a ser um dos principais centros político- económicos de todo o Alentejo, durante o período moderno, tendo quase 1700 habitantes e 364 fogos, segundo as estatísticas do senso de 1527. Este facto justifica o esplendor que se pode observar em muitos monumentos: Castelo, Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora das Candeias, bem como na representatividade da arte manuelina de Alvito . Na época de transição do século XVIII para o século XIX, o crescimento e prosperidade de Alvito estagnam, começando o seu declínio a partir de meados do século XX, sobretudo durante as décadas de 60 e 80. 

 Bandeira de Alvito

Heráldica

Brasão: de prata, com um castelo composto de um pano de muralha ladeado por duas torres circulares de azul, aberto e iluminado do campo. Em chefe, um ramo de oliveira e um ramo de azinheira, ambos de verde frutados de negro, cruzados em ponta e atados de vermelho. Em contrachefe, duas faixas ondadas de azul entre um arco de ponte de negro realçada de prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: «Vila de Alvito», de negro.

Bandeira: azul. Cordões e borlas de prata e de azul. Haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Alvito».


Cultura e Turismo

               Quer a freguesia sede de concelho, quer Vila Nova da Baronia fazem parte da “Rota do Fresco”, um itinerário patrimonial que convida à visita dos turistas. O concelho é beneficiado pela Barragem de Odivelas, que se vem revelando ao longo do tempo como um produto turístico bastante apelativo para actividades como o passeio a cavalo, a pesca desportiva, entre outras. Por outro lado, a caça surge como actividade muito abundante no concelho. Do ponto de vista desportivo e cultural, o concelho apresenta características muito favoráveis pois existem associações muito dinâmicas que promovem actividades diversificadas e que sabem conciliar a actividades desportiva e cultural com o rico património histórico existente no concelho, de forma a valorizá-lo e a potenciá-lo, colocando-o ao serviço de todos. 





Gastronomia

         Destaca-se  também a doçaria regional (pastéis de chila e grão), os licores e, em Vila Nova da Baronia, os deliciosos enchidos (Enchidos da Baronia) e os vinhos da Herdade das Barras.
O evento gastronómico de maior relevo é, desde 2007,  o Ciclo Gastronómico "As Ervas da Baronia".
Em Fevereiro e  Junho realizam-se semanas gastronómicas em que participam os restaurantes do concelho, oferecendo pratos em torno de espargos, catacuzes e carrasquinhas (na 1ª semana) e beldroegas (na 2ª semana). Trata-se de um verdadeiro ciclo das Ervas na Cozinha!
Para viver (e apreciar)... Devagar!
                                                                                                         Sopa de Beldroegas
Sopa de BeldroegasFeijão com Catacuzes
Feijão com Catacuzes

Pastéis de Chila e Grão
Pastéis de Gila e Grão