Translate

domingo, 5 de maio de 2013

Viagem e visita ao concelho de Fronteira

Brasão de Fronteira

Localização

          Composto por três freguesias, o concelho de Fronteira abrange uma área de 245.2 km2, estando inserido administrativamente no distrito de Portalegre, é limitado a Norte, pelo concelho de Alter do chão; a Este, pelo de Monforte; a Sul, por Sousel; e a Oeste por Avis. As suas principais elevações são os montes de Banamar que atinge a altitude de 253 metros e o Monte Branco do Mato, de altitude de 254 metros.
Como recursos hídricos, destaca-se a ribeira de Carvalho, a ribeira de Chaminé, a ribeira de Vide, a ribeira Grande, a ribeira de Ana Louro, a ribeira da Aldeia e a ribeira de Juncal.


Fronteira

História

          O povoamento do território que corresponde ao atual concelho de Fronteira é bastante remoto, sendo a sua antiguidade atestada nos vários vestígios arqueológicos que aí foram encontrados, entre os quais se destacam as cerca de 30 antas. Segundo a tradição, a vila de Fronteira terá sido primitivamente edificada no outeiro denominado "da vila velha", onde é tradição ter existido uma atalaia nos tempos dos romanos. Diz-se ter sido o seu fundador D. Fernando Rodrigues Monteiro, 4º mestre da Ordem de Avis, no entanto, alguns autores, atribuem a sua fundação a D. Dinis que com certeza construiu o castelo da vila, com sete torres e cerca de muralhas, de que restam algumas ruínas. Também a origem do seu atual topónimo é atribuída a D. Dinis, uma vez que esse monarca teria mudado local da vila, por se achar muito arruinada ou pelas frequentes febres que nela se faziam sentir, para o outeiro fronteiro. Uma outra interpretação para a origem do topónimo tem origem no facto da vila ter sido erguida na fronteira entre os territórios cristãos e os ocupados pelos mouros sediados em Vaiamonte.
A 6 de Abril de 1384, no local pantanoso de Atoleiros, travou-se uma batalha entre as forças de Castela e as de Portugal, as últimas comandadas por D. Nuno Álvares Pereira, que saíram vitoriosas, graças à estratégia elaborada pelo referido comandante. D. Nuno Álvares Pereira utilizou uma nova técnica defensiva, introduzida na Europa com a Guerra dos Cem Anos, em que formou um quadrado eriçado de lanças, onde se "cravavam" os inimigos. D. Manuel concedeu foral a Fronteira a 1 de Junho de 1512 e em Janeiro de 1670, por carta de D. Pedro II, a vila foi doada a D. João de Mascarenhas, 2º Conde da Torre e primeiro Marquês de Fronteira. A doação dizia respeito apenas ao domínio útil da vila, já que o domínio direto da mesma pertencia à Ordem de Avis a quem o marquês estava obrigado a pagar uma determinada quantia anual. Entre os privilégios de que dispunha o marquês, contavam-se o direito de arrecadar grande parte das rendas e de poder nomear alguns funcionários municipais. Por decreto de 26 de Setembro de 1895, foram anexadas ao concelho de Fronteira, pela extinção do concelho de Monforte, as freguesias de Almuro e Vaiamonte, que depois voltaram para o de Monforte, restaurado a 13 de Janeiro de 1898.
A freguesia de Santo Aleixo, que foi também anexada ao concelho de Fronteira, passou para o de Estremoz, a 21 de Maio de 1896 e, finalmente, para o de Monforte, a 13 de Janeiro de 1898. A 21 de Dezembro de 1932 foi anexada ao concelho de Fronteira a freguesia de Cabeço de Vide que até então pertencera ao concelho de Alter do Chão. Teve também anexada a freguesia de Santo Amaro que desde 21 de Dezembro de 1932, pertence ao concelho de Sousel.

Bandeira de Fronteira

Heráldica

Brasão: de vermelho com um castelo de prata, carregado na sua torre do meio por uma cruz flor-de-lisada de verde. Coroa mural de prata, de quatro torres.

Bandeira: branca, com o escudo das armas ao centro e por baixo um listel vermelho com a palavra «Fronteira», de prata.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Fronteira».


Cultura e Turismo

             O concelho de Fronteira dispõe de vários locais de interesse turístico, com destaque para a praia fluvial Ribeira Grande, um dos locais mais aprazíveis do concelho. Aí pode encontrar um variado número de atividades desportivas como a canoagem, natação, rappel, orientação, escalada, B.T.T., entre outras. Uma outra atração turística deste concelho, são as termas de Sulfúrea em Cabeço de Vide. As suas águas têm características únicas, sendo hipossalínicas, sulfúricas e oxidriladas com predominância de iões de cloreto, sódio, cálcio e ainda um apreciável teor de sílica, indicadas para doenças de pele, respiratórias e reumáticas.
A nível do património monumental e arquitetónico  destacam-se: a Igreja Matriz, datada de 1594; a Igreja do Espírito Santo, datada de 1573, que apresenta um pórtico da Renascença; a Torre do Relógio, que foi construída em 1613 e restaurada em 1873; a Igreja do Senhor dos Mártires; a Igreja da Senhora da Vila Velha; os Paços do Concelho e as casas, moradias do século XVIII, com uma sacada de ferro forjado e lavrado e de janelas duplas.

Igreja da Misericórdia Fronteira


Gastronomia

       O ensopado e assado de borrego, bem como os pézinhos de coentrada constituem os principais pratos típicos do concelho de Fronteira.
                                                                                                         Açorda Alentejana 
Açorda AlentejanaEnsopado de Borrego
Ensopado de Borrego 

Filhós
Filhós



Nenhum comentário:

Postar um comentário