Translate

sábado, 22 de dezembro de 2012

Viagem e Visita ao concelho de Valongo

Brasão de Valongo

Localização : 

        O Concelho de Valongo, situa-se a Norte do rio Douro englobando as bacias hidrográficas dos rios Leça e Ferreira. Numa área de 73 Km2, o concelho está dividido em 5 freguesias. Tem como limites a Norte, o concelho de Santo Tirso; a Oeste o concelho da Maia; a Sudoeste o concelho de Gondomar e a Este o concelho de Paredes.



História : 

     Em relação à origem do topónimo principal, as dúvidas permanecem. Crê-se que Valongo provém de "Vallis Longus", pois é assim que nas inquirições de 1258 se referem à "Villa". Outra versão é uma lenda, onde se conta, que um dia desembarcou em Porto Cale, um grupo de cristãos que fugiam aos romanos. Nesse grupo encontrava-se uma rapariga chamada Susana, por quem um cavaleiro árabe chamado Donnus se apaixonou. Este teve então que renunciar ao Islão o que fez com que fosse perseguido e os levasse a fugir de Porto Cale para outras zonas. Chegaram então ao topo do monte de Santa Justa e ao verem a paisagem exclamaram: "Que vale longo!". Ficando a viver aí, deram o nome de Valongo de Cima, ou seja, Susão que segundo a mesma lenda, deriva de Susana. A ocupação humana do território a que corresponde o atual concelho de Valongo é bastante remota, a julgar pelos vestígios toponímicos e materiais encontrados nesta região. Do período Neolítico chega-nos à memória, monumentos funerários aí existentes, em topónimos como "Monte da Mamoa" ou "Mamoa do Piolho". Já de uma ocupação mais tardia, correspondente à Idade do Ferro, foram encontrados três castros, nas Serras de Santa Justa e Pias que mais tarde sofreram a influência da romanização, pois foram encontrados nestes locais vários materiais romanos, como mós, tégulas e cerâmica. Na época de ocupação romana, Valongo assumiria um papel de destaque enquanto centro mineiro de onde saía o ouro para o império, ainda restando vestígios de dois eixos principais que atravessariam o concelho. Segundo as Inquirições de 1258, o território que compõe o atual concelho de Valongo estava divido entre o Julgado de Aguiar e Sousa e o Julgado da Maia. Por essa altura, estas terras pertenciam ao rei e ao clero regular, não sendo muito representativas as propriedades na nobreza. Durante as Invasões Francesas, uma divisão instala-se em Valongo, saqueando a igreja e transformando-a em cavalariça. Já em 1832, é palco das guerras liberais, com a batalha de Ponte Ferreira. Como consequência destes confrontos, o antigo Convento de Nossa Senhora do Bom Despacho, em Ermesinde, é transformado em hospital militar e no adro da igreja são enterrados, em vala comum, os soldados que pareceram no Cerco do Porto. O atual concelho de Valongo foi criado em 1836, no contexto da reforma administrativa empreendida no reinado de D. Maria II.

Bandeira de Valongo

Cultura e Turismo : 

         São vários os locais de interesse turístico que pode visitar neste concelho que dispõe de magníficos espaços naturais. A serra de Santa Justa é disso um exemplo, sendo um lugar propício à prática de desportos radicais, como a escalada, espeologia e montanhismo.  O concelho de Valongo também tem à disposição vários complexos desportivos como uma piscina, campo de jogos por cada freguesia, vários campos de ténis, pavilhões gimnodesportivos e um Centro Hípico em Alfena. Todos estes recintos proporcionam actividades desportivas como o basquetebol, andebol, hóquei em patins, ténis, pólo aquático, todo-o-terreno, motocross, atletismo, futebol, ciclismo, ténis de mesa, xadrez e artes marciais. A nível cultural, o concelho possui o Fórum Vallis Longus, que inclui a Biblioteca, o Auditório Dr. António Macedo, sala de artes, cafetaria e átrio de exposições. Valongo tem também o Museu Municipal Dias de Oliveira, o Arquivo Histórico e o Centro de Exposições.



Gastronomia : 

         Uma das tradições gastronómicas de Valongo é sem dúvida a sopa seca, preparada com pão seco e ovos; sendo considerada um doce típico do Carnaval. Também de destacar são os doces de pão-de-ló de manteiga cobertos com açúcar branco e os biscoitos e regueifas de Valongo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário