Translate

terça-feira, 18 de junho de 2013

Viagem e visita ao concelho de Viana do Alentejo

Brasão de Viana do Alentejo

Localização

           Viana do Alentejo é uma vila portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, é sede de um município com 393,92 km² de área e subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Montemor-o-Novo, a nordeste por Évora, a leste por Portel, a sueste por Cuba, a sul pelo Alvito e a sudoeste e oeste por Alcácer do Sal.
Possui um clima de influência marcadamente mediterrânica, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no verão. A precipitação ronda os 500 mm entre os meses de outubro e março e os 170 mm no semestre mais seco, sendo bastante irregular. A sua morfologia é relativamente suave e plana, destacando-se somente Olheiro, com 207 m, e São Vicente, com 374 m. Como recursos hídricos, tem o rio Xarrama e a ribeira das Alcáçovas.


História

        Inicialmente chamava-se Viana -a-par-de-Alvito. O povoamento de Viana do Alentejo é muito remoto, remontando à época romana. A vila sofreu um devaste por causa das algariadas mouriscas, tendo sido repovoada, no século XIII por D. Gil Martins e sua mulher, Dª Maria Anes. Em 1269, encontramos um documento sobre a vila, em que D. Martinho, Bispo de Évora, reconhecia ter direito apenas a um quarto dos dízimos da «igreja de Fochem». Por morte de D. Gil Martins e sua mulher, passou Viana do Alentejo para a posse do seu filho, D. Martim Gil de Sousa, conde de Barcelos.
O foral foi atribuído a Viana do Alentejo por D. Dinis. Este rei também iniciou, em 1313, a construção do castelo. A extensão do termo de Viana durante o reinado de D. Dinis era muita significativa, já que ia até Vila Alva, na época Malcabron, que se encontra actualmente no concelho de Cuba.

Bandeira de Viana do Alentejo

Heráldica

      O Brasão é composto por um escudo com um leão acompanhado lateralmente por dois escudetes carregados cada um, pela Cruz de S. Jorge ou pela Cruz da Ordem de Cristo. O escudo central é ainda acompanhado em cima e em baixo por uma estrela formada por dois triângulos com seis raios. 


Cultura e Turismo

          No que se refere ao património histórico e monumental, destaca-se o Castelo de Viana do Alentejo, de planta octogonal, com cinco torres cilíndricas. Foi reformado no século XV, recebeu nova cortina ameada e o levantamento de coruchéus nos cubelos. A Igreja Matriz é uma construção mudéjar-manuelina e está integrada na área do castelo.
Destaca-se, ainda, a Igreja Matriz de Viana do Alentejo, do século XVI, em estilo manuelino, e o Santuário de Nossa Senhora de Aires, onde se venera a imagem da antiga padroeira, Nossa Senhora da Piedade. A imagem, Nossa Senhora sentada com Jesus morto nos braços, está ligada a uma lenda que, segundo a tradição, nunca deixou de socorrer os crentes, como o atestam os inúmeros ex-votos expostos. Este santuário, projeto do Pe. João Batista, é em estilo barroco, com altar de talha rococó e imagem da padroeira em pedra de Ançã. Das manifestações populares e culturais no concelho, são de destacar a Feira dos Chocalhos, realizada no quarto fim de semana de julho, a romaria e festa de Nossa Senhora de Aires, realizada no quarto fim de semana de setembro, na qual há uma romaria com procissão em volta do santuário, e a romaria de Nossa Senhora da Esperança, que tem lugar em maio.
No artesanato, destacam-se os brinquedos em madeira, os trabalhos de cerâmica tradicional e artística, os trabalhos de cestaria, os chocalhos, os trabalhos de olaria e em cortiça. A indústria artesanal que predomina em Viana do Alentejo é a Olaria. Possuindo razoáveis filões de matéria-prima - o barro - e dada a grande utilidade dos artigos cerâmicos, a classe de oleiros desenvolveu-se, sendo já no século XVII uma das mais numerosas da vila.
O feriado municipal é no dia 13 de janeiro.


Gastronomia

        Todos sabemos que na gastronomia nacional é grande a variedade de produtos de que dispomos para confeccionar diversas iguarias.
A gastronomia característica do Alentejo não é excepção e apresenta pratos onde predominam o borrego e o porco e onde o azeite é rei e senhor. Sem esquecer os queijos, os enchidos, as sopas de pão com destaque para a açorda e, ainda, as ervas aromáticas que dão aquele sabor tão especial apreciado por todos quantos nos visitam.
                                                                                                        Cozido à portuguesa 
Cozido à PortuguesaAçorda de Tomate
Açorda de Tomate 


Enxovalhadas
Enxovalhadas
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário