Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Viagem e visita ao concelho do Entroncamento

Brasão de Entroncamento

Localização

           O concelho do Entroncamento situa-se no vale do Tejo, integrando a sub-região do Médio Tejo. Administrativamente, pertence ao distrito de Santarém e em termos turísticos integra a Região de Turismo dos Templários. Integrado numa região predominantemente plana e de transição entre a charneca e a zona de pinhal, o concelho abrange uma área de 13.7 km2, é limitado a Norte e a Poente pelo concelho de Torres Novas; a Sul, pelo concelho da Golegã; e a Nascente por Vila Nova da Barquinha.



História

            A cidade do Entroncamento desenvolveu-se em torno do Casal das Vaginhas e do Casal das Gouveias, lugares que remontam a uma época anterior a 1600. De facto, os registos paroquiais de Atalaia, de 1647 parecem confirmar esse facto, mostrando que foram realizados três baptizados na Capela de S. João das Vaginhas, sendo também referido alguns batismos na igreja da Atalaia de moradores do Casal das Gouveias. No entanto, foi apenas em meados do século XIX que se deu o maior crescimento local, impulsionado pela construção da continuação, do caminho de ferro do Leste e da Linha norte. Tal facto terá sido determinante para que o "entroncamento" (enlace das duas linhas referidas realizado em 22 de Maio de 1864) se tivesse fixado na planície das Vaginhas (entre o Casal das Vaginhas e o Casal das Gouveias). A povoação foi-se desenvolvendo em de tal forma que em 1911 se encontrava repartida pelas freguesias da Atalaia e de Torres Novas, com uma população de 1.269 habitantes.
Em virtude do seu crescimento, através do Decreto de Lei n° 12.192 de 25 de Agosto de 1926 o Entroncamento foi elevado à categoria de freguesia que ficou integrada no concelho de Vila Nova da Barquinha, sendo que em 1932 foi elevado à categoria de vila. O concelho foi por sua vez instituído através do Decreto de Lei n° 35.184 de 24 de Novembro de 1945.

Bandeira de Entroncamento

Heráldica

Brasão: de negro, com um disco de sinalização, fechado de vermelho, orlado de prata, hasteado de ouro entre dois perfis de carril do mesmo. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco, com a inscrição, a negro, "ENTRONCAMENTO".

Bandeira: gironada de oito peças de vermelho e branco, cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.

Selo: circular, com as peças soltas e sem indicação dos esmaltes, tudo circundado por dois círculos entre os quais corre a legenda "CÂMARA MUNICIPAL DO ENTRONCAMENTO".


Cultura e Turismo

             Apesar de ser um dos mais pequenos concelhos do distrito de Santarém, o Entroncamento tem a oferecer ao visitante alguns locais de grande interesse turístico. Desta feita, salientam-se a esse nível os tradicionais bairros ferroviários da Estação e de Camões, os jardins públicos do parque do Bonito e da Zona Verde e o miradouro do parque José Pereira Caldas. No que diz respeito ao património religioso e edificado, salientam-se a Igreja Matriz do Entroncamento e a capela de S. João de Vaginhas. No concelho do Entroncamento situa-se também o Museu Ferroviário que no entanto ainda não se encontra em funcionamento, podendo ser visitadas as salas-museu Jenny Mendes de Brito e Ferroviário, na Biblioteca Municipal.

                                                                                                   Parque José Pereira Caldas
Parque do Bonito 

Gastronomia

           Das especialidades gastronómicas do concelho do Entroncamento, o destaque vai para as empadas de carne, o bacalhau no forno, o pato com arroz e as tigeladas.
                                                                                                                     Tigelada 
Pato com arroz 

Empada de Carne 

Nenhum comentário:

Postar um comentário