Translate

domingo, 27 de janeiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Tondela

Brasão de Tondela

Localização : 

              Tondela é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 500 habitantes. É sede de um município com 371,22 km² de área e 28 946 habitantes (2011[1]), subdividido em 26 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda. É hoje a seguir a Viseu o concelho com maior densidade populacional, e com maior urbanismo do distrito.


História : 

           A respeito do topónimo principal do concelho ainda restam algumas dúvidas quanto à sua origem, podendo o topónimo tratar-se de um diminutivo de "tonda", cujo significado não é claro. A tradição popular tem uma outra explicação para o topónimo; assim, conta-se que numa época muito antiga, viveu aqui uma mulher que para dar o sinal de alarme tocava uma trompeta e ao "tom dela" acudiam os populares para a auxiliar. O concelho de Tondela tem raízes históricas bastante remotas. Por toda a área do concelho são comuns os vestígios de povoados remotos. Foram encontrados na área do concelho vários instrumentos de pedra e fragmentos de cerâmica, monumentos megalíticos, dos quais se destacam o menir de Caparrosa e o dólmen da Lajeosa do Dão e pinturas rupestres em Molelos, S. Miguel do Outeiro, entre outras. Foram também encontrados vários castros, entre os quais o de Nandufe, talvez o mais estudado até hoje; bem como diversos outros objetos romanos, tais como moedas, cerâmicas, vasos, e instrumentos de trabalho. Ainda da época da dominação romana, restam alguns troços de estradas. No início do século V, a região foi conquistada aos romanos pelos povos bárbaros (alanos, vândalos, suevos e visigodos), cujo domínio durou até ao século VIII, altura em que a região foi invadida pelos muçulmanos. Do tempo da permanência árabe no concelho, chegaram até aos nossos dias apenas alguns topónimos. O actual concelho de Tondela corresponde à parte sententrional do vasto distrito medieval ou"terra" de Besteiros e situava-se nesta área o castelo de Besteiros, cabeça da dita "terra"; só em 1708 aparece a designação de Tondela como sede do que era o concelho de Besteiros. O atual concelho de Tondela foi constituído aquando a reforma administrativa de Passos Manuel, passando a incluir o antigo concelho de Besteiros, os concelhos e coutos do Caramulo, os concelhos e coutos de S. Miguel do Outeiro, Canas, Mouraz e Sabugosa e algumas freguesias que estavam incluídas noutros pequenos concelhos.

Bandeira de Tondela

Cultura e Turismo : 

             O concelho de Tondela apresentam uma diversidade de paisagens em que combinam a beleza da Serra do Caramulo, a zona planáltica do Vale de Besteiros e os imensos espaços florestais e rios. O concelho dispõe também de várias praias fluviais, de que se destacam a praia fluvial de Ferreirós do Dão, a praia fluvial de Nandufe e a praia fluvial de S. Gemil. As caldas de S. Gemil, situadas na margem direita do rio Dão, são outro atrativo concelhio. Em termos de infra-estruturas culturais, destaca-se o Museu do Automóvel e Arte, onde se pode admirar veiculos automóveis de vários modelos e marcas.


Gastronomia : 

            As principais especialidades gastronómicas do concelho de Tondela são: o cabrito assado no forno; o cozido à portuguesa; a chanfana; o caldo doce com feijão; as papas de mel; o arroz doce; e a aletria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário