Translate

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Matosinhos

Brasão de Matosinhos

Localização :

       O Concelho de Matosinhos encontra-se integrado na província do Douro Litoral, no distrito do Porto, possuindo uma área de aproximadamente 62,3 Km2, administrativamente, está dividido em 10 freguesias e faz fronteira com o concelho do Porto, a Sul, com o de Vila do Conde, a Norte e com o da Maia, a Nascente. Parte do território do concelho está dominado pela bacia hidrográfica do rio Leça. Este rio nasce no Monte de Santa Luzia, junto à povoação de Redondo e desagua no porto de Leixões, no Oceano Atlântico. O rio Leça era descrito como um rio bucólico, calmo, pleno de azenhas e açudes. Atualmente  atravessando uma região onde a atividade industrial é intensa, tem sofrido os efeitos da falta de tratamento dos resíduos industriais, os quais são lançados diretamente nas suas águas. Em consequência, este rio tem sido considerado um dos mais poluídos da Europa.


História :

       A ocupação humana do território que corresponde ao atual concelho de Matosinhos, é muito anterior à fundação da nacionalidade. De facto, foram encontrados vários vestígios que remontam à época do paleolítico, como é o caso dos núcleos megalíticos encontrados em S. Gens ou em Antela. Já da Idade do Ferro, chegaram até aos nossos dias vários castros, sendo o mais significativo o de Guifões, que posteriormente terá sido romanizado. O primeiro documento escrito que se refere a Matosinhos data de 900, onde surge citado com a designação "Matesinus" e onde é descrito como sendo uma pequena póvoa de pescadores, localizada junto à foz do rio Leça. Nas Inquirições de 1258, figurava com o nome "Matusiny", sendo então um lugar pertencente à freguesia de Sendim que fazia parte do julgado municipal de Bouças. Em 1384, como reconhecimento dos serviços prestados na oposição a Castela, D. João I cedeu os julgados de Bouças, Maia e Gaia, ao Porto. A 30 de Setembro de 1514, D. Manuel I concedeu foral a Matosinhos, onde foram descritos os direitos e foros a pagar, os tributos de que ficava isento e as penalidades a quem desobedecesse; contudo, continuava inserido no julgado de Bouças. Em 1833 foi formado o concelho de Bouças, no qual ficou incluído Matosinhos; porém em 1836, decretou-se que a sede do dito concelho seria em Senhora da Hora, então elevada a vila. Em 1853 constituiu-se a vila de Matosinhos, para onde foi transferida a sede de concelho. Já em Dezembro de 1867, uma nova reforma administrativa criou o concelho de Matosinhos, contudo, essa reforma só se manteve durante vinte dias, pelo que, passado esse tempo, voltou a vigorar a organização anterior. Em 1909 foi finalmente criado o concelho de Matosinhos.

Bandeira de Matosinhos

Cultura e Turismo : 

    Este é um concelho bastante atrativo a nível turístico e cultural. Localizado à beira-mar, as suas praias são bastante famosas e concorridas durante a época estival. A nível cultural, o concelho dispõe de várias actividades que promovem e divulgam a cultura concelhia e nacional. Aqui, podemos assistir aos encontros nacionais e internacionais de folclore, como o Festival Internacional de Folclore da Cidade de Matosinhos e o Festival de Folclore de Santa Cruz do Bispo. Existe também a Exponor que realiza várias feiras e exposições sobre variados temas e, na galeria do Município da Câmara de Matosinhos, é possível visitar diversas exposições de pintura. Ainda no mesmo local é possível assistir a vários concertos de música, como os Ciclos de Música Clássica, o Ciclo de Vozes, o programa dos Grandes Momentos de Música de Tecla e de Música de Câmara e ainda a várias Conferências. Em relação ao desporto, Matosinhos brinda-nos com vários desportos e várias infra-estruturas para o praticar. Podemos encontrar piscinas, parque de campismo, circuitos de manutenção, campos de mini-golfe, campos de ténis, pavilhões gimnodesportivos e polidesportivos, kartódromo, campo de tiro, clubes de vela, recintos equestres e vários campos de futebol. Com todas estas infra-estruturas, são vários os desportos praticados o que proporcionou o aparecimento de inúmeras associações e colectividades que os promovem.


Gastronomia : 

           Da gastronomia do concelho de Matosinhos destacam-se principalmente os pratos de peixe, sendo alguns deles: a caldeirada à pescador; os mexilhões à moda de Leça; a açorda ou arroz de marisco; os camarões grelhados; o arroz de tamboril; o bacalhau com natas; o arroz parolo; a sopa do mar; as lulas grelhadas; o ensopado de enguias; a lampreia à bordalesa; o robalo assado ou grelhado; o bacalhau recheado com presunto; o polvo grelhado e a cataplana de tamboril.  Nos pratos de carne destacam-se os rojões com arroz de sarrabulho e o arroz de frango de cabidela; na doçaria, temos as famosas broinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário