Translate

sábado, 1 de dezembro de 2012

Casa da Gaiba - Ponte de Lima


Na freguesia de Estorãos, uma das mais cativantes e tranquilas aldeias da região de Ponte de Lima, encontra-se a Casa da Gaiba, uma construção de pedra restaurada para turismo no espaço rural. Esta antiga casa agrícola, harmoniosamente recuperada, com ambiente rústico insere-se na beleza do campo, reunindo as condições para uma estadia de sonho. A casa carinhosamente decorada com ideias criativas e artesanato da região, dispõe de cozinha, sala e dois quartos confortáveis. O jardim com belo pátio convida para desfrutar de momentos de pôr-do-sol ou de pura contemplação da paisagem, bem perto do rio de Estorãos, deslumbrando as serras de Arga e de Antelas ou partindo à descoberta da Área Protegida da Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.
Oferece um conjunto de atividades, desde passeios pedestres, de bicicleta, beneficiando um enquadramento de perfeita comunhão com a natureza.

Tipo: Casas Rústicas
Proprietário: João António da Cunha Rodrigues Cruz
Contactos: Email Gaiba@solaresdeportugal.pt
Alojamento: 1 alojamento(s) Apt. x4 - 130 EUR/noite


Como Chegar : 

            Do Porto tome a auto-estrada A3 em direção a Braga/Valença, ao km 76 para Ponte de Lima. Logo após sair da auto-estrada vire à direita para Ponte de Lima. Percorridos 3 km encontrará uma rotunda que deverá contornar e seguindo em frente. 2 km depois encontrará uma nova rotunda, vire à direita e após 1 km encontrará outra rotunda. Seguindo em frente, atravesse a ponte e siga em direção a Viana. Cerca de 3 km depois de Ponte de Lima, em Santa Comba, vire à direita seguindo as indicações de ”Estorãos”, ”Moreira do Lima” e ”Cabração”. Siga até Moreira do Lima (4km). Em Moreira do Lima vire à esquerda numa placa azul, seguindo a indicação de Estorãos. Continue até encontrar uma pequena ponte românica. Antes da ponte vire à esquerda e encontrará a Casa da Gaiba 200 m depois à direita.

Coordenadas GPS 
N 41 ° 47 '04.5 "
W 08 ° 38 '34.0 "

EQUIPAMENTO E CARACTERÍSTICAS

  Caça  Estacionamento  Fala-se espanhol
  Fala-se francês  Fala-se inglês  Jardins
  Passeios a Pé  Pesca 



Um pouco de História sobre a casa :  

            Estorãos é uma das mais cativantes e tranquilas aldeias da região de Ponte de Lima. E é neste ambiente, ideal para quem procura sossego e beleza natural, que se encontra a Casa de Gaiba. 
O edifício é uma construção de pedra, com cobertura de telha, restaurada a partir de uma antiga casa agrícola, que se ergue junto à ribeira de Estorãos, num vale frondoso entre as serras de Arga e de Antelas, numa zona rica em vestígios do passado. Encontra-se rodeado por um recinto vedado e por um jardim bem cuidado, onde um alpendre envidraçado, com poltronas de vime, oferece inúmeras oportunidades de descanso, sob a protecção de uma bonita talha de pedra. Mais resguardado, encontra-se um pequeno pátio, também com um minúsculo alpendre, que dá entrada directamente para a cozinha. 
A entrada principal dá para uma ampla sala comum, com um canto presidido pela lareira, e a cozinha situa-se ao pé da sala e dispõe de uma zona destinada aos pequenos-almoços. Uma bonita escada de madeira conduz ao andar superior, dividido em dois amplos quartos de dormir, em mansarda, ambos com casa de banho. 
Por toda a casa, a decoração é acolhedora, com um mobiliário rústico que exibe as formas e torneados característicos da zona. A sala dispõe de uma grande mesa, de um aparador e de uma cantoneira, com algumas peças de cerâmica. 
A cozinha conserva móveis curiosos, como um suporte para pratos em madeira, e a velha lareira de pedra, decorada com alguns objectos tradicionais da região. 
Dispondo de um apartamento para quatro pessoas, a Casa de Gaiba é uma construção rústica que sofreu uma excelente recuperação e aproveitamento de modo a receber, com afabilidade, quem procura a beleza da região. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário